| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal coisas de terreiro
Desde: 16/11/2016      Publicadas: 30      Atualização: 28/02/2017

Capa |  Capa  |  fotos  |  parceiros


 Capa

  31/01/2017
  0 comentário(s)


SÁBADO - 04/02/2017 - GIRA DE PRETO VELHO

Os pretos-velhos são entidades queridíssimas de todos os umbandistas, pois são os nossos grandes conselheiros, sempre com palavras doces e meigas nos mostram principalmente a humildade, apesar da maioria ter sido escrava, ajudam qualquer um que lhes pedirem ajuda, sem exigir nada em troca.

SÁBADO - 04/02/2017 - GIRA DE PRETO VELHO

As correntes dos Pretos Velhos são esplendorosas. Eles representam todos os espiritos de humildade, de serenidade e de paciência que devemos ter sempre em mente para que possamos evoluir espiritualmente. Os Pretos Velhos formam uma Falange ou Linha de Almas, pois são originários dos escravos no cativeiro, onde viviam amontoados em senzalas, alimentando-se sempre dos restos das comidas dos brancos, sendo submetidos as condições desumanas e implacáveis de trabalho forçado, sofrendo atrocidades e torturas de todas as formas, sendo que somente os mais fortes sobreviviam.

Apesar de tudo, estes povos renegados pela sorte, trouxeram dentro de suas entranhas e espirito, a ciência e a sabedoria de seus ancestrais, empregando seus dotes no uso das ervas, plantas e raízes  encontrados na natureza.

Seus donos, os Senhores de Escravos, eram católicos extremistas (pela suas tradições trazidas da Europa - Portugal), e obrigavam os escravos a aprenderem a sua religião e adorarem seus santos. Este fato agredia mais ainda sua subjugada capacidade de reação, e para que pudessem praticar o culto de seus ancestrais nas senzalas, de forma ocultas e para amenizar suspeitas, nomeavam seus Deuses Orixás, com nomes de santos católicos que mais se pareciam.

O tempo passa, o trabalho de sol a sol degrada esta gente negra aniquilando-os. O final desta jornada é a morte física, carnal, onde se encerra neste planeta Terra sua missão.

Porém, eles voltaram, agora com uma missão diferente, onde eles precisavam evoluir ainda mais no outro plano, que é o espiritual, bem como ajudar aos aqui encarnados à evoluirem. Os Pretos Velhos, tem uma caracteristica muito própria, quando de sua incorporação em um medium, tomam uma forma envergada, sob o peso dos anos de existência em vida na terra, senta-se com a dificuldade das juntas enrijecidas e os musculos fatigados num pequeno banco de madeira, que lembra o antigo toco que havia nas senzalas.

Os Pretos Velhos ainda fumam cachimbo de barro ou madeira rudimentar, falando com os visitantes e filhos, usando um linguajar comum aos escravos que não falavam bem o portugues.

Com seus cachimbos, fala pausada, tranquilidade nos gestos, eles escutam e ajudam àqueles que necessitam independentes de sua cor, idade, sexo, raça ou religião.

E assim são os Pretos Velhos da Umbanda. Eles representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referencia para todos que necessitam da cura, dos ensinamentos, dos caminhos para pessoas e, também para espiritos sem luz.

 

Adorei as almas

  Autor:   Tata Fappi





Capa |  Capa  |  fotos  |  parceiros
Busca em

  
30 Notícias


parceiros
 

Capa

 

Federacao


onde comprar
 

onde comprar

 

Marmoex


artigos e mensagens
 

umbanda e candomble

 

SAUDAÇÕES, CORES E OS DIAS DA SEMANA PARA CADA ORIXÁ SÁBADO E DOMINGO